top of page
banner3.jpg

Palestrantes

Palestrantes

PALESTRANTES CONFIRMADOS

David DeGrazia.jpg

David DeGrazia

David DeGrazia is Elton Professor of Philosophy, George Washington University. From July 2013 through June 2021 he was also Senior Research Fellow in the Department of Bioethics, National Institutes of Health. Most of his research is in moral philosophy and applied ethics. His most recent books are Dialogues on Gun Control (2023), A Theory of Bioethics (with Joseph Millum; 2021), and Principles of Animal Research Ethics (with Tom Beauchamp, 2020).

Kristine Bærøe

Kristine Bærøe is professor in medical ethics and philosophy of science at Centre for Medical Ethics, University of Oslo, Norway, and at the Medical Faculty, University of Bergen, Norway. Her research focuses broadly and a variety of issues in the intersection of health, ethics and politics. She has published extensively on Translational Bioethics, sustainable ethics for the healthcare sector, the ethics of AI in healthcare, socioeconomic determinants of health and access to healthcare, responsibility for health-related choices, trustworthy healthcare, research ethics and priority setting in healthcare.

Kristine Bærøe.jpg
João Cortese (IB-USP).jpg

João Cortese (IB-USP)

Professor de Filosofia no Instituto de Biociências da USP, vinculado ao Departamento de Genética e Biologia Evolutiva. Coordenador do Biófilo - Laboratório de Filosofia e Biologia, do IB-USP (@bio_filo_lab). Doutor em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris 7 e doutor em Filosofia pela USP (co-tutela). Graduado em Ciências Moleculares pela USP e mestre em História e Filosofia da Ciência pela Université de Paris 7. Pesquisador associado ao Laboratório SPHERE (Université Paris Cité e CNRS) e ao Núcleo de Bioética da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Coordenador da área de Ética da iniciativa "Understanding Artificial Intelligence" (UAI), no IEA-USP. Membro da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB).

João Adalberto Campato Jr.

Mestre e Doutor em Letras pela UNESP. Pós-doutorados pela USP, UNICAMP, UERJ e UFMS. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Ambientais da Universidade Brasil (UB).  Professor da FATEC de Adamantina e Coordenador de Periódicos Científicos da UNIESP S.A.

João Adalberto Campato Jr..jpg
Aluísio Seródio.png

Aluísio Seródio

Médico, especialista em Bioética pela USP e Doutor em Ciências. Professor do Setor de Bioética do Departamento de Cirurgia e Vice-coordenador do curso e Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Linhas de Pesquisa: Educação em saúde. Bioética e Ética Médica.

Patrícia Bataglia

Docente e Pesquisadora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp- Marília).

Patrícia Bataglia.jpg
Eduardo-Diaz-Amado.jpg

Eduardo Diaz Amado

Profesor Asociado - Director del Instituto de Bioética Instituto de Bioética de la Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia. PhD en Filosofía, Universidad de Durham. Magister en Historia y Filosofía de la Ciencia y la Medicina, Universidad de Durham. Especialista en Bioética, Universidad El Bosque. Filósofo con Opción en Literatura, Universidad de los Andes. Médico Cirujano, Universidad Nacional de Colombia.

Maestría en Historia y Filosofía de la Ciencia y Medicina en la Universidad de Durham, Reino Unido y en 2013 le concedieron un doctorado en Filosofía de la misma universidad. En su disertación de maestría, así como en la investigación doctoral, analizó la historia de la bioética en Colombia y su relación con la transformación del ethos médico colombiano a raíz de una reforma de salud que se llevó a cabo en 1993. Inspirado en la obra de Michel Foucault, en su investigación doctoral mostró por qué y cómo el discurso bioético, particularmente en Colombia, es un discurso de poder.

Actualmente está al frente de diferentes proyectos relacionados con la historia de la bioética, la ética médica, la historia y la filosofía de la medicina, y las humanidades médicas. Su objetivo es contribuir a una mejor comprensión de la relación medicina-sociedad en Colombia.

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pesquisador do CNPq, com bolsa de produtividade em pesquisa (Pq2). É atual coordenador adjunto dos programas profissionais da área de Filosofia, na CAPES. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido), com bolsa CAPES (2016) e na Université Catholique de Louvain (Louvain-la-Neuve, Bélgica, 2022). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é coordenador do GT Hans Jonas; membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica e do GT Nietzsche da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). É diretor-fundador da Cátedra Hans Jonas da PUCPR, criada em 2020.

Jelson Oliveira.jpg
Cláudio Lorenzo.jpg

Cláudio Lorenzo

Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na mesma universidade. Tem pós-doutorado em Sociologia pela UnB. É coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do DF vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares da UnB.

Aline Albuquerque

Pesquisadora Visitante do Instituto Bonavero de Direitos Humanos da Universidade de Oxford. Pós-Doutorado em Direitos Humanos e Pesquisadora Visitante do Centro de Direitos Humanos da Universidade de Essex, Inglaterra. Pós-Doutorado em Direito Humano à Saúde e Pesquisadora Visitante no Instituto de Direitos Humanos da Universidade de Emory, Estados Unidos. Doutora em Ciências da Saúde, área de concentração em Bioética, pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Zurique, Suíça. Professora Credenciada da Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília e do Curso de Especialização em Bioética da Cátedra UNESCO de Bioética. Professora de Direitos Humanos do UniCEUB. Professora do Curso de Especialização em Direito Médico da UERJ, do Curso de Especialização em Direito Sanitário da FIOCRUZ. Professora de Direitos Humanos da Pós-Graduação do UniCEUB. Pesquisadora Associada do Núcleo de Diplomacia e Saúde da FIOCRUZ. Advogada da União. Brasília/DF, Brasil.

Aline Albuquerque.jpg
Valdir Paixão Jr.jpg

Valdir Paixão Jr

Doutor em Sociologia pela UNESP (FCLAR, 2008). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, 2000). Graduado em Filosofia e Pedagogia.

Possui pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. É docente e pesquisador no Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Botucatu. Atua nas linhas de pesquisa “Educação, bioética e Direitos Humanos” e “Bioética, biotecnologia e responsabilidade: estudos em Hans Jonas”. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Medicina de Botucatu e do Observatório de Educação em Direitos Humanos da UNESP. Foi Dirigente Regional de Ensino (SEESP) e Secretário Municipal de Educação (2017-2020). Atualmente, atua como Assessor do Gabinete do Reitor da UNESP.

Rosana Louro Ferreira Silva

Doutora em Educação (Ensino de Ciências), Mestre em Ecologia e Bióloga. É professora associada da área de Ensino de Biologia do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - IBUSP. É coordenadora da Comissão Ambiental da Biologia do Instituto. É orientadora permanente no programa de pós-graduação "Interunidades em Ensino de Ciências" da USP e no Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Fauna, da Universidade Federal de São Carlos/Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores, credenciado no CNPq. Foi Assessora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de São Paulo, atuando na construção de políticas para a disseminação da educação ambiental na rede, onde continua atuando em parceria. Foi Diretora da regional I da Associação Brasileira de Ensino de Biologia-SBEnBio de 2014 a 2017, e conselheira de 2017 a 2019. Foi Vice Coordenadora do GT de Formação de Professores para novas gerações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando em ensino e pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação ambiental, equidade e sustentabilidade, ensino de Zoologia, educação para a biodiversidade, ambientalização curricular, mídia e ensino de biologia. É mãe de dois filhos, nascidos em 2001 e 2006.

Rosana Louro Ferreira Silva.jpg
António-Soares-Lopes-Júnior-(Tony-Tcheka).jpg

António Soares Lopes Júnior (Tony Tcheka)

Jornalista e poeta guineense. Como jornalista foi diretor da Rádio Nacional da Guiné-Bissau (RDN), chefe da redação e diretor do Jornal Nô Pintcha, tendo criado um suplemento cultural e literário com o nome "Bantabá". Foi também correspondente e analista, tendo trabalhado com a BBCVoz da AméricaVoz da AlemanhaTanjug e, em Portugal, com a Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP), com o jornal Público, com a RTP África e com a TSF. Tony Tcheka foi um dos fundadores da Associação de Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI), tendo sido eleito vice-presidente da associação.   Colaborou na criação da União de Artistas e Escritores da Guiné-Bissau (UNAE) onde desempenhou o cargo de secretário executivo. Ajudou a criar e presidiu à Associação Guineense de Jornalistas (AJGB) em Setembro de 1986.

António Soares Lopes tem colaborado com diversas entidades reconhecidas internacionalmente como UNICEFSwedish Save de ChildrenUNESCOIRIN (ONU) e IPAD (Portugal) entre outras. Desde 2020, tem sido um dos jurados do Prémio Internacional Pena de Ouro.

Paulo Henrique Martinez

Professor Associado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Experiência profissional nas áreas de Humanidades e políticas públicas de cidadania, cultura, educação, meio ambiente, organização e participação social. Atuação institucional voltada para a cooperação técnica, sustentabilidade, inovação social e cultural na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT/Portugal). Tem desenvolvido experiência internacional em pesquisa e ensino em colaboração com universidades, instituições culturais, grupos de trabalho, reuniões temáticas e profissionais de países da América Latina, Canadá, China, Espanha, Israel e Portugal. Coordena o Laboratório de História e Meio Ambiente (LABHIMA), Grupo de Pesquisa/CNPq. Membro da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Gestão da Água/ Red Interdisciplinaria de Estudios sobre Gestión del Agua - América/Europa (RIEGA) e do Brazilian Research and Studies Center (BRaS) da Universidade de Würzburg/Alemanha. Livre-Docente em História Ambiental pela Universidade Estadual Paulista. Doutor em História Social. Pós-Doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (2006). Pesquisador CNPq: Bolsa Produtividade em Pesquisa - 2.

Paulo-Henrique-Martinez.jpg
bottom of page