banner3.jpg

Palestrantes

 

PALESTRANTES CONFIRMADOS

laura.jpg

LAURA BISHOP

Professora Associada e coordenadora do Programa Acadêmico no Kennedy Institute of Ethics, da Universidade Georgetown, Washingotn, DC. Seu trabalho principal no Instituto se concentra em iniciativas curriculares e extracurriculares para alunos de graduação e a comunidade do campus da Universidade de Georgetown, tais como: Bioethics Showcase, Conversations in Bioethics, entre outros. Tem formação na área de Filosofia e Biologia. Seus interesses de pesquisa incluem o papel da família na tomada de decisões médicas, educação em bioética nas escolas secundárias, ensino de ética e desenvolvimento curricular, temas de bioética em filmes. Trabalhou em diferentes programas focados na introdução de questões de bioética no currículo do ensino médio, por exemplo, KIE’s High School Bioethics Curriculum Project e NIH Office of Science Education’s Exploring Bioethics curriculum.

ROBERTO ANDORNO

Professor de Bioética da Faculdade de Direito e Pesquisador do Instituto de Ética Biomédica e de História da Medicina da Universidade de Zurique (Suíça).

Entre 1999 e 2005, conduziu vários projetos de pesquisa relacionados à Bioética Global, Dignidade Humana e Direitos Humanos na Universidade Laval (Quebec, Canadá) e nas Universidades de Göttingen e Tübingen na Alemanha. De 1998 a 2005 atuou como membro do Comitê Internacional de Bioética (IBC) da UNESCO e participou da redação da Declaração Internacional sobre Dados Genéticos Humanos (2003) e da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (2005).

Roberto Adorno.jpg
Marta Barcelos foto2.jpg

MARTA DIAS BARCELOS

Investigadora visitante no Kennedy Institute of Ethics (KIE), na Universidade de Georgetown, Washington DC, onde está a realizar um pós-doutoramento com uma bolsa atribuída pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (2022-2023). É investigadora integrada do Centro de Humanidades da FCSH, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores, e professora auxiliar convidada da Universidade dos Açores, Portugal. É ainda investigadora colaboradora do grupo de pesquisa em Ética e Bioética da UP Mackenzie. É doutora em Filosofia e mestre em bioética. É autora de vários artigos da sua área de especialidade a tem colaborado com várias instituições internacionais. A sua investigação de doutoramento, conduzida no KIE entre 2016 e 2020, deu origem ao livro Bioética e consenso: uma análise da teoria principialista (a publicar pela Principia Editora em 2022).

ALINE ALBUQUERQUE

Pesquisadora Visitante no Instituto Bonavero de Direitos Humanos da Universidade de Oxford. Pós-Doutorado na Universidade de Essex. Professora da Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Advogada da União. Diretora do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente.  Coordenadora-Geral do Observatório Direitos dos Pacientes do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB Autora de livros: Manual de Direito do Paciente, Direitos Humanos dos Pacientes e outros.

Aline Foto Profissional.jpeg
Gabriel Barros foto.jpg

GABRIEL BARROS

Professor do Instituto Federal do Pará, mestre e doutor em Educação, Arte e História pela UPM. Professor de Geografia e Estudos Amazônicos atuou como professor formador da Educação do Campo na Secretaria Municipal de Educação de Marabá, Pará. Coordena o projeto de pesquisa: A cartografia dos Estudos Amazônicos nas redes de ensino do Estado do Pará.  É membro do Laboratório de Estudos de Impactos Ambientais (LEIA) do Instituto Federal do Pará.

PATRÍCIA BATAGLIA

Docente e Pesquisadora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp- Marília).

Patrícia Bataglia.jpg
Francisco Belda.jpg

FRANCISCO BELDA

Docente e Pesquisador do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp- Bauru). É o atual presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.

WhatsApp Image 2020-04-30 at 11.43.07 (1).jpeg

 Líder educador, pesquisador e conferencista internacional em bioética. Atuou no World Congress of Bioethics Philadelphia e na Unesco chair in Bioethics Europa.
Idealizador da oficina Paidéia do Laboratória de ética aplicada da Universidade Mackenzie. Especializado em ética aplicada empresarial. 
É graduado em Engenharia pela USJT, Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós graduado em filosofia e autoconhecimento na PUCRS e 
mestrando em Filosofia da Ciência na PUCSP.

JELSON DE OLIVEIRA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e é atual coordenador do GT Hans Jonas da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

Jelson de Oliveira.jpg
mirele.png

MIRELLE FINKLER

Docente e Pesquisadora do curso de Graduação em Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro fundadora e atual presidenta da regional catarinense da Sociedade Brasileira de Bioética.

CLÁUDIO LORENZO

Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na mesma universidade. É coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do DF vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares da UnB.

Cláudio Lorenzo.jpg

KEINE ALVES

CARLA BARBOSA

Mestre em Direito e Bioética; Investigadora e associada do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal. Licenciada em Direito. Pós-graduada em Direito da Medicina. Especialista em Privacidade e Dados Pessoais pelo Conselho da Europa. PhD candidate – Maastricht University.

Docente e Investigadora do Jean Monnet Center of Excellence "Building the Age of a Lawful and sustainable Data-Use" (BALDUS) – Universidade de Perugia. Membro do Conselho Redatorial da Lex Medicinae – Revista Portuguesa de Direito da Saúde. Advogada com foco da atuação no direito da saúde. Investigadora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na linha Vulnerabilidade e Direito. Membro da Comissão de Ética para a Saúde da ARSCentro. Autora de diversos escritos sobre direito da saúde.

foto Carla Barbosa.jpg
joao adalberto.jpg

PROF. JOÃO ADALBERTO CAMPATO JR.

Docente e Pesquisador do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Ambientais da Universidade Brasil (UB). Coordenador do Centro e dos Núcleos de pesquisa da UNIESP S.A.

PAULO FRAGA DA SILVA

Doutor e Mestre em Educação pela USP. Especialista em Bioética pela USP. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na escola pela USP. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atualmente é coordenador do Curso de Pedagogia da UPM e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da UPM. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética da UPM (CNPq). Membro da Diretoria da Sociedade Bioética de São Paulo.

Paulo Fraga da Silva.png
Roger Fernandes.jpg

ROGER FERNANDES CAMPATO

Doutor e Mestre em Filosofia pela UFSCar. É graduado em Jornalismo e em Ciências Sociais pela UNESP. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Colíder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética da UPM (CNPq). Membro da Diretoria da Sociedade Bioética de São Paulo.

MARIA GARCIA

Professora Associada Livre-Docente da PUC / São Paulo. Professora de Direito Constitucional, Direito Educacional e Biodireito Constitucional. Professora de Biodireito/Bioética do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Professora de Psicologia Jurídica / Medicina Legal e Direito Previdenciário da FIG/UNIMESP. Membro da CoBi. Comissão de Bioética do HCFMUSP. Membro do Comitê de Bioética do HCOR. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo/IASP. Procuradora do Estado de São Paulo(IPESP). Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC).Presidente da Comissão Permanente de Estudos de Bioética do IASP. Award for asctive member/2019 - World Bioethics Day/UNESCO.

Maria Garcia.jpg
Ana Paula Curi.jpg

ANA PAULA CURI

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1984), mestrado em Medicina (Hematologia) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Medicina (Emergências Clínicas) pela Universidade de São Paulo (2003). De 2003 a 2009 atuou também na área de gestão hospitalar tendo desenvolvido vários projetos nesta área. Realização de MBA em 2004 pela Pela Escola Politecnica da Universidade de São Paulo com foco em Qualidade. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia e Clínica Médica e Cuidado Paliativo.

NORMA AZZAM GRUSPUN

Médica Oncologista e Hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Mestre em Oncologia. Pós-graduada em Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos. Membro do Centro de Bioética do Hospital Israelita Albert Einstein.

Norma Azzam Grunspun.jpg
Renata da Rocha.jpg

RENATA DA ROCHA

Pós-Doutoranda em Bioética – UnB.Doutora em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/ SP. Especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra - Portugal. Professora de Biodireito na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Biodireito e Bioética na Pós Graduação em Direito Médico - Escola Paulista de Direito - EPD. Membro Consultivo do Comitê de Bioética do Hospital do Coração - HCOR. Coordenadora do Curso de Extensão em Biodireito e Bioética: Dilemas Acerca da Vida Humana oferecido pelo Hospital do Coração - HCOR. Pesquisadora do Grupo BIÓS- Biodireito. Bioética e Biopolítica -CNPQ.